quarta-feira, 18 de março de 2009

Portuguese Canadian Integration Movement


1ª Irmandade do Divino E. Santo de Mississauga
Festa da ''Matança do Porco'', celebrada com muita animação pelo P.C.I.M.

A Organização do ''Portuguese Canadian Integration Movement'' (PCIM), realizou no último sábado dia 7 do corrente mês de Março, a sua festa anual da ''Matança do Porco'', que juntou mais de 600 irmãos e amigos da 1ª Irmandade do Divino Espírito Santo de Mississauga.

A festa da matança do Porco, é uma tradição que já vem de longe, e que se festeja anualmente nos Açores, ainda hoje nos nossos dias em muitas freguesias e conselhos nas nove ilhas da Região Autómnoma, e que os açorianos trouxeram para o Canadá e Estados Unidos da América.
Assim acontece esta celebração anual aqui no Canadá nos nossos clubes e associações em todo o Ontário, e o P.C.I.M não foge á regra e celebra todos os anos nos primeiros meses do novo ano.
O salão da St. John's Hall apresentou uma boa moldura humana cheio de convivas para prestar homenagem ao nosso amigo suíno, que ao longo do ano alimenta muitas das nossas refeições nos nossos lares.

O jantar incluiu uma variedade de pratos composto de carne de porco e acompanhamentos; começou com uma deliciosa feijoada c/todos os ingredientes do porco, e bofos cozidos com batatas, seguindo-se as especiarias, como os torresmos, Chouriços, línguiças, morcelas acompanhado por hínhames e batatas branca e doce assadas. Para terminar como sobremesa o famoso arroz doce e café. Para as crianças que não gostem da comida do porco, tiveram a escolha dos hot-dogs á canadiana.

Após o jantar, o responsável pelas relações públicas e MC da noite, Manuel Martins, agradeceu a presença de todos irmãos e amigos do PCIM, e apresentou o entertenimento ao longo da noite. Também foi lida uma carta de agradecimento à organização, pela doação da cadeira de rodas, que foi entregue no final do ano passado na ilha do Pico.

Com a presença dos novos mordomos, Carlos e Lúcia Melo, responsáveis pela festa do Espírito Santo no próximo Verão que será realizadas a igreja de S. José em Oakville, ao longo da noite houve as respectivas arrematações no intervalo, com o leilão de dois porcos, como também vários pratos com chouriços e morcelas entre outros.
Quanto ao entertenimento o conjunto musical ''United'' de London abrihantou o baile e o artista da comunidade Victor Martins também cantou vários temas do seu último CD, para todos dançarem.

O próxima evento da organização do P.C.I.M. será levada a efeito no mesmo salão do St. John's Hall, situado no Stavebank Road em Mississauga, no sábado, dia 4 de Abril com a festa de angariação de fundos a favor da igreja da Lomba da Fazenda de Nordeste, S. Miguel-Açores.
O presidente da organização, Dinarte Teves convida toda a comunidade portuguesa e agradece a presença de todos os irmãos, por esta justa causa!
Fotos e texto de: João G. Silva

Sem comentários: