sábado, 21 de fevereiro de 2009

38º Aniversário do Amor da Pátria de Toronto


38º ANIVERSARIO DO AMOR DA PÁTRIA COMMUNITY CENTRE
Amor da Pátria festeja trigéssimo oitavo aniversário
com nova direcção virada para a juventude
O Centro Comunitário Amor da Pátria de Toronto, celebrou no sábado dia 7 de Janeiro, o trigéssimo oitavo aniversário da sua fundação, inaugurado que foi, no dia 1 de Fevereiro de 1971, por um grupo de imigrantes oriundos das ilhas açorianas do Faial, Pico e S. Jorge, do Arquipélago dos Açores.
O salão de festas da igreja de Santa Helena na Dundas St. West em Toronto, foi onde se realizou este aniversário sendo esta uma das mais antigas colectividades na Província do Ontário, no Canadá.

Marcaram presença os convidados de honra: Dr. Maria Amélia Paiva, Côncul Geral de Portugal em Toronto, César Plácio, Vereador da Câmara Municipal de Toronto e Carlos Botelho, Pres. da Casa dos Açores de Ontário, que se fazia acompanhar de sua esposa, Rosa Botelho.
O programa preparado para o jantar de aniversário começou com a introdução de um minuto de silêncio em memória dos falecidos sócios e amigos do Amor da Pátria, seguindo-se a oração de agradecimento antes do jantar que logo após a pequena mas simbólica cerimónia, foi servido pelo grupo de jovens do Amor da Pátria. A ementa do jantar de gala de aniversário foi composto por uma canja de galinha, filetes de peixe c/arroz e salada (1º prato), Peito de galinha/Escalopes c/batatas e vegetais (2º prato) e para terminar o repasto como sobremesa , Pudim Flã.

Logo a seguir ao jantar, o grupo Coral acompanhado pelo grupo musical do Amor da Pátria, cantaram os Hinos do Canadá, Portugal e Açores. depois foi a vez da nova presidente da Assembleia Administrativa, Maria José Martins, dedicou as respectivas saudações e algumas palavras de agradecimento aos convidados e frizou também a importância que a comunicação social tem em divulgar as festas dos clubes e Associações da comunidade portuguesa que por vezes não dão o minimo valor ao árduo trabalho dos jornalistas portugueses na diáspora. Apresentou também nesta mesma noite aos sócios e amigos os membros da nova direcção eleita no passado dia 11 de Janeiro, para o corrente ano de 2009.
O mestre de cerimónia MC, foi o José Élio Martins (relações públicas do APCC), que primeiramente chamou ao palco a primeira convidada de honra, Dr. Amélia Paiva, que elogiou o serviço dos jovens da organização e disse que é fundamental que os jovens lusos-descendentes acompanharem os seus familiares na vossa cultura e se envolvem nos clubes e associações na promoção e divulgação da nossa língua e manterem as tradições deixadas pelos pais e avós e dar continuidade ao rico património social e cultural, e incentivou os jovens em dar continuidade aos estudos porque precissamos de lusos-descententes no governo deste país, tanto a nível municipal, provincial com federal, porque o futuro está nas vossas mãos.

Também falou do valor da presença dos orgãos da comunicação social portuguesa nas nossas festas. Seguiu-se a entrega de ofertas entre Dr. Amélia e a Pres. Maria José Martins. Depois foi a vez de César Plácio que também dirigiu alguns palavras em português em nome da Câmara de Toronto para a comunidade portuguesa e o valor que ela tem para a cidade, e endereçou os parabéns à organização aniversariante. O presidente da Casa dos Açores, Carlos Botelho, também elogiou esta organização comunitária e incentivou os jovens em dar continuidade á mesma, como exemplo frizou o C.C.P.Mississauga a Casa dos Açores que também mantêm grupos de jovens que ao longo do ano participam em várias actividades nos centros comunitários, é uma maneira de se envolveram e chamarem outros jovens a participarem e darem o seu contributo ás suas raízes. José Elídio Ferreira do Portal a adiaspora.com também foi chamado a dirigir algumas palavras como faialense e sócio deste centro comunitário, seguindo o mesmo tema. Finalmente, fechou a cerimónias Helena Cardoso da CIRV- Rádio/Tv multicultural de Toronto, que adiantou a valiosa presença da comunicação social em divulgar os nossos eventos socias e apontou para o único jornalista presente, a dirigiram uma salva de palmas pelo trabalho realizado em prol da comunidade e apresentou uma jovem, Joana que estuda e trabalha e prepara os programas da TV-Portuguesa, sem ela não seria possivél aquela progamação em língua portuguesa.
Seguiu-se logo após a cerimónias e trocas de ofertas, um pequeno concerto pelo grupo coral e musical do Amor da Pátria, dirigido pelo jovem maestro, Steve Vieira que agradou e foram muito apaudidos pelas 180 convivas que encheram o salão de festas.
Perto da meia-noite foi então a cerimónia do corte do bolo do 38º Aniversário do APCC, com cantada de parabéns pelo grupo coral e musical que fechou a sua actuação a noite. Foram chamados alguns dos antigos directores que foram: Manuel Silveira (que cortou o bolo com a Pres. Maria José Martins), Manuela Goulart, Rosa Machado, Manuel Martins e Jorge Cabral. Carlos de Melo e Manuel Goulart também estiveram presentes. Foi servido o bolo de aniversário c/champanhe a todos os presentes e vendido bilhetes para um sorteio. Para terminar a noite o conjunto ''Os Panteras'' abrilhantaram o baile com muita animação.
Próximo evento será a 21 de Março com o 'Baile da Primavera'' com jantar no ''Society of Portuguese Disable Bulding Fund'' - 2295 St. Clair Ave. W. em Toronto.
Agradecemos o convite e as palavras que foram dirigidas pela pres. Maria José Martins em reconhecimento do trabalho e o lugar da comunicação social em divulgar os eventos realizados pelas nossas comunidades.
Texto e Fotos: João G. Silva.

Apresentamos a nova Direcção do Amor da Pátria C.C. - 2009:
ASSEMBLEIA GERAL:
Presidente: Manuel Silveira
Vice-Presidente: Manuel Goulart
Secretário: Alfredo Barcelos
CONSELHO FISCAL:
Presidente: Carlos Melo
Vice-Presidente: Maria Neves
Secretário: Lesley Neves - Azevedo
ASSEMBLEIA ADMINISTRATIVA:
Presidente: Maria José Martins
Vice-Presidente: Helena Cardoso
Vice-Presidente-Juventude: Joana Cardoso
Secretário: Fernando de Melo
Tesoureira: Aldora Soares Ávila
Relações Públicas: José Élio Martins
Gerente da Cozinha: Fernanda Macedo
Gerente da Sala: Luís Filipe Esteves
CORPOS GERENTES DA CULTURA:
Grupo Coral: Steve Vieira
Grupo Musical: João Vieira / Alberto Moniz
DIRECTORES:
Alberto - Arlete da Rosa Dina Almeida
António Nazaré Lurdes de Melo
Artur Maciel Manuel Machedio
Cândida Quadros Marcos Rocha
Fernanda Macedo (filha) Rosa Machado
Imagens: Uma foto...

... com pés e cabeça.

Sem comentários: